sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um Baseado, Por Gaga



Lady Gaga fumou maconha. Não é algo com o qual devêssemos nos surpreender, já que sempre imaginamos que, em algum momento, quem é famoso vai partir para esse lado. O problema é que ela fez isso ao vivo, na frente de uma multidão imensa. Opa.

Ao ver essa notícia em milhões de sites espalhados pela ~internet~, eu me perguntei o que é que ela tinha na cabeça. Quer dizer, eu e você sabemos que a Lady Gaga é um tanto excêntrica, que gosta de chamar a atenção, que tem certa tara por polêmicas, e confesso que eu até me divirto com todas essas coisas. A sociedade precisa de alguém que pague de ridículo - não no sentido perjorativo da palavra, mas no denotativo, que significa "algo digno de riso" -, para que nós próprios não façamos isso em tempo comercial. A realidade de um artista, geralmente, se torna a nossa realidade, porque nos espelhamos neles para vivenciar sonhos e fazer as nossas escolhas de vida. <~ Guarde bem essa frase.

Só não fiquei mais espantado com essa coisa toda porque, bem, ela escolheu Amsterdã como palco pra essa cena. Pra quem não sabe, a maconha é legalizada por lá, portanto, pra quem mora praqueles lados e que foi ao show do vídeo acima, vê-la fumar maconha não foi um choque tão grande assim, porque lá esse tipo de consumo é comum, desde que resposável. Os risos e aplausos, na verdade, eu tenho certeza de que foram porque todos eles sabem que, de onde Stefani Germanotta vem, a droga é proibida. Ela não estava desafiando nenhum governo local - diferente de uma certa cantora tem feito por aí [Madonna] - ao acender um cigarro de maconha em local público.

Mas até aí essa é a realidade de Amsterdã, conhecida por muitos jovens como o paraíso dos acessos ao que é ilícito e, por que não dizer?, dos prazeres proibidos.

Fico imaginando a quantidade de pais que ficou preocupada com essa notícia. Assim, para quem é adulto, como eu, assistir a esse vídeo não me causa nenhum efeito. Não vou sair por aí fumando maconha só porque uma cantora o fez. Mas esse não é o tipo de pensamento que crianças e adolescentes têm, gente que está crescendo e procurando em ídolos uma maneira de ser bem sucedido e de ser "legal". Uma vez que Lady Gaga tenha acendido um cigarro de maconha em pleno show, muitos desses jovenzinhos deve ter imaginado que devem fazer igual, se quiserem ser tão legais [e famosos?] quanto ela.



E esse é o tipo de jovem que não tem dinheiro para sustentar um vício, como acaba sendo o da maconha. Quer dizer, o vício, por si só, já é algo bem ruim, mas analisemos o contexto da situação.

Ter um filho que viciou-se numa droga é triste, porque você uma vida refém de uma erva, e não de um objetivo maior. Se já não bastasse esse tipo de "escravidão", vemos que esse jovem pode prejudicar não só a si próprio, como também a outras pessoas. Ou vocês vão querer defender que meu celular foi roubado outro dia porque o trombadinha que me assaltou precisava muito fazer uma ligação no momento?

E para os adultos, a meu ver, não há como se inspirar ou sequer confiar em alguém que é refém de um vício. Querendo ou não, esse tipo de adulto é rico em fraqueza. É preciso ser muito fraco pra deixar que uma droga faça parte da sua rotina, quando eu e você sabemos que ela traz mais malefícios do que benefícios.

Espero que isso tenha sido apenas uma encenação pra uma manchete de jornal e espero, também, que meus priminhos não pensem em querer fumar um baseado de uma hora pra outra, só porque viram esse vídeo.

Além do mais, Lady Gaga tem sido um exemplo de boa forma!

P.S.: Não é à toa que Amsterdã é escolhida como cenário para inúmeros filmes 18+ como O Albergue, não é mesmo?

UPDATE!:

A boa forma de Lady Gaga. Se quiser um corpo elegante como esse que ela tem ostentado por aí, a dica é: Dieta do Álcool. Imperdível essa, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário