sexta-feira, 31 de agosto de 2012

E Há Quem Defenda o Plágio!

Aceita um palito para apanhar seu kibe, senhor?

Ah, as obras intelectuais! Já vi reality shows menos polêmicos do que esse assunto.

Aconteceu que, nessa semana, uma página do facebook em especial foi a principal responsável por praticamente todo o barulho que foi feito na internet - coisa que muito provavelmente não atingiu e nem vai atingir o mundo real de ninguém, além dos envolvidos. Primeiro, ela explode com todas as suas imagens de diálogos ditos sarcásticos e suas milhares de curtidas e compartilhamentos, porque as pessoas, que odiariam receber uma resposta grosseira como a que a Gina fictícia da página concede em conversas também fictícias, riem disso como se fosse algo inteligente. Não vou julgar quem compartilha as imagens ou quem gosta disso, porque os conceitos de certo e errado sempre serão relativos de pessoa para pessoa.

Já não bastasse isso, o criador da página, piblicitário, 19 anos, nome Ricck Lopes, virou celebridade e já apareceu em uma pancada de programas de televisão que eu não assisti e que, portanto, não faço ideia do que ele disse neles. Essa informação, no caso, vai servir apenas de embasamento para o fato de que, de um momento pro outro, o rapaz ganhou fãs.

Ganhou fãs por ser dono de uma página famosa do facebook. Não acho que o fato de ele compartilhar fotos de si próprio fazendo carão e pedindo comentários sobre sua beleza tem alguma ver com isso, né?

Devia estar tudo lindo e belo quando, de repente, descobre-se que nenhuma das piadas que Gina diz em suas conversas fictícias foi criada por quem criou a página. Quando piadas são de domínio público e ditas a esmo, como assunto de uma conversa ou para fins de diversão alheia, isso não é um problema. Contamos piadas diariamente. O problema foi que, ao pegar a "história engraçada" de alguém para sustentar sua página, ele fez dinheiro com isso.

E, é claro, sem conceder nenhum crédito ao poeta da piada tão compartilhada. E, pelo que parece, isso foi feito milhares de outras vezes, segundo uma outra página.

Foi então que as opiniões sobre a página se dividiram. Afinal, o mundo é dos espertos e Ricck Lopes está mais do que certo em pegar piadas alheias para angariar uma verba com elas ou somos invejosos por achar isso errado?

Há quem defenda o plágio.

Claro que são os teenagers ~fanzaços~ do rapaz que o defendem com unhas e dentes e utilizando de diversas argumentações que compreendem apenas em dizer que nós, que não aceitamos esse tipo de plágio, somos recalcados e invejosos. Querer que um trabalho seja devidamente creditado, no caso, é inveja. Concordamos com isso?

Eu não concordo.

Isso só comprova que ainda há quem defenda atitudes tolas e por nenhum motivo aparente. A página da Gina Grosseira continuará ganhando compartilhamentos e as pessoas que tiveram suas obras intelectuais kibadas continuarão lesadas. O rapaz continua com sua fama construída nas costas dos outros e mais de um milhão de pessoas continuarão achando isso e o rapaz lindos.

É tudo tão errado que chega a ser hilário. E o pior, ainda há quem diga que "o mundo é dos espertos" e que ele está certo.

Pois então não deixe que alguém seja o esperto sobre você, meu jovem, senão sentirá na própria pele o que é a Ira do Plágio, coisa que muita gente por aí tem sentido por conta dessa Gina Indelicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário