sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Povo Não Sabe Votar





 Votou em alguém por receber algo em troca?
Votou naquele famosinho porque acha ele carismático?
Votou no Tiririca porque acha que pior não fica?

Infelizmente a (falta de) cultura brasileira é assim, já sabemos, ninguém leva politica a sério aqui.
Mas Por que? Porque deveríamos nos preocupar com uma coisa tão chata? Os reality shows, novelas e jogos de futebol são muito mais interessantes.
 Uma vez numa aula da faculdade, o meu professor conversou com a gente sobre o voto, a matéria não tinha nada a ver com o assunto mas enfim, ele comentou sobre pontuação dos votos e eu achei sensacional, é uma coisa aplicável para nossa sociedade e necessária.
Funcionaria da seguinte maneira; dependendo do grau de instrução do cidadão o voto dele equivaleria a uma determinada quantidade de pontos, outra solução seria a habilitação eleitoral, eu ouvi isso recentemente e também achei genial; as pessoas não seriam mais obrigadas a votar e para exercer o voto teria que possuir uma habilitação para isso. Eu duvido muito que com um sistema assim ainda teríamos como candidatos subcelebridades e candidatos sem ficha limpa. Eles poderiam até se candidatar mas iriam parar com o tempo.
Elitista? Não é democrático?
Em primeiro lugar, sim pode parecer elitista mas não de um modo perigoso, perigoso é como as coisas estão agora; não parece justo uma pessoa estudar a vida inteira e conseguir uma posição na vida e ter seu voto computado com o mesmo valor de uma pessoa que nem terminou o ensino médio. 
Aí você pensa " Ah mas cadê a democracia, a igualdade?"
Em segundo lugar, onde está a democracia em um país onde você tem o direito e ao mesmo tempo a obrigação de votar?
Igualdade?

"Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade."
Aristóteles

Esse sistema levemente utópico é (infelizmente) só uma ideia. O que podemos e devemos fazer é saber muito bem em quem votamos ou melhor em quem não votar.

O voto é uma arma, use a seu favor e não contra você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário